WhatsApp
Automação no setor de alimentos e bebidas: mais eficiência e produtividade - ZS Automação Industrial
Automação no setor de alimentos e bebidas: mais eficiência e produtividade
Por Zs automação
08/04/2024

Qualidade e bom preço. Certamente você leva em consideração esses dois requisitos ao fazer suas escolhas nas gôndolas do supermercado. Atender a essa exigência é um grande desafio e, para garantir seu espaço no mercado, indústrias do setor de alimentos e bebidas buscam inovadoras tecnologias para entregar produtos de alta qualidade em grande volume e, ao mesmo tempo, conter custos.

 

Com isso, empresas líderes no mercado setor estão investindo na automação de suas linhas de produção e, segundo a pesquisa “Food Automation Market”, publicada pela Meticulous Research, espera-se que esse mercado chegue a US$ 29,4 bilhões até 2027.

 

A automação no setor de alimentos e bebidas abrange uma ampla gama de áreas, desde o controle de estoque e logística até a linha de produção e embalagem. Com a implementação de sistemas automatizados, é possível obter uma série de benefícios significativos. Um dos principais ganhos proporcionados pela automação é a redução de erros humanos. Máquinas e equipamentos automatizados são programados para executar tarefas com precisão, eliminando a margem de erro associada ao trabalho manual. Isso resulta em produtos de maior qualidade, minimizando desperdícios e retrabalhos.

 

Além disso, é cada vez mais necessário ter flexibilidade na produção para atender as novas demandas do mercado. Antigamente, só era possível ter preço baixo ao produzir em larga escala. Isso era resultado de setups de máquinas longos e demorados, além de uma perda grande de produto até se “acertar” a produção. Para se adaptar as constantes mudanças de tendência de consumo, as indústrias precisam ter uma maior variedade de produtos nas prateleiras dos supermercados. Por se tratar de itens perecíveis, é essencial produzir baseado no perfil de consumo para diminuir os desperdícios e, ao mesmo tempo, ter mais artigos quando a demanda aumenta.

 

Produção sob demanda

 

Isso só se tornou possível com a maior utilização de automação nas máquinas e processos do setor de alimentos e bebidas. Utilizando-se de componentes como servo acionamentos, é possível ajustar a configuração (setup) da máquina com apenas um toque na tela da IHM de maneira a alterar a produção para vários tipos de produtos.

 

Antigamente, quando a maioria das máquinas tinha o seu funcionamento baseado em cames mecânicos, a alteração da configuração levava muito tempo, o que não justificava a produção de pequenos lotes. Por isso, era comum encontrar poucas variedades de produtos e até mesmo embalagens de apenas um tamanho. Hoje, é muito comum encontrar pacotes pequenos, médios e grandes, além de edições especiais (comemorativas), produzidas em pequenas quantidades.

 

Em síntese, a automação no setor de alimentos e bebidas oferece uma série de benefícios, desde maior eficiência e produtividade até mais flexibilidade de produção. À medida que as empresas buscam se manter competitivas em um mercado em constante evolução, a automação se torna uma ferramenta essencial para impulsionar o crescimento e o sucesso, além de alinhar os processos aos requisitos de ESG, com uma cadeia produtiva mais sustentável e uma sociedade mais justa.

 

Na ZS Comercial, estamos comprometidos em fornecer soluções de automação de ponta para o setor de alimentos e bebidas. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como nossos equipamentos podem transformar sua operação, impulsionando a eficiência, a produtividade e o sucesso do seu negócio.

 

Na ZS Comercial, estamos empenhados em oferecer as melhores soluções de automação para a indústria de alimentos e bebidas. Nossos equipamentos de última geração são projetados para atender às demandas específicas desse setor, proporcionando eficiência, confiabilidade e qualidade incomparáveis.

 

Com uma ampla gama de produtos, desde sistemas de engarrafamento PET até equipamentos de processamento e embalagem, estamos prontos para otimizar cada etapa do seu processo de produção. Nossas soluções são projetadas para garantir milhões de horas de serviço confiável, permitindo que sua operação alcance novos níveis de eficiência e produtividade.

 

Não deixe sua indústria de alimentos e bebidas ficar para trás. Entre em contato conosco hoje mesmo e descubra como a ZS Comercial pode impulsionar o crescimento e o sucesso do seu negócio com nossas soluções de automação de classe mundial.

Outras notícias