WhatsApp
12 estratégias de especialistas para reduzir o desperdício de energia do ar comprimido - ZS Automação Industrial
12 estratégias de especialistas para reduzir o desperdício de energia do ar comprimido
Por Zs automação
12/11/2024

A eficiência energética na fabricação não se trata apenas de redução de custos, mas também de preparar suas operações para o futuro.

Na IMI, sabemos o quão essenciais os sistemas de ar comprimido são para ajudar você a atingir esses objetivos.

Com base em nossa experiência em operações e aplicações internas, elaboramos 12 estratégias acionáveis ​​para ajudar você a recuperar uma parcela significativa dos 30% de ar comprimido desperdiçado anualmente.

Boas práticas gerais que você pode implementar agora.

Primeiro, vamos examinar algumas práticas simples, mas eficazes, que formam a base de um sistema eficiente.

1. Serviço de compressor

Certifique-se de que seu compressor seja revisado nos intervalos recomendados para manter o desempenho ideal.

A manutenção regular, como troca de filtros de ar e óleo, exame de correias e verificação de vazamentos, é essencial para uma operação eficiente e para maximizar a vida útil do seu sistema.

2. Otimizar o uso do ar comprimido

Aumente a eficiência personalizando sua filtragem de ar para atender às necessidades de cada aplicação.

Use filtragem padrão para máquinas de uso geral e filtragem sem óleo somente quando necessário, como para equipamentos com mancais de ar.

Ao instalar filtros no ponto de uso onde eles são realmente necessários, em vez de filtrar toda a fábrica com o mais alto padrão, você pode cortar custos, diminuir o consumo de energia e prolongar a vida útil do seu equipamento.

3. Detectar e consertar vazamentos

Preste atenção a qualquer som de assobio no seu sistema de ar comprimido. Se você consegue ouvir um vazamento, está desperdiçando dinheiro!

Inspecione regularmente o sistema em busca de vazamentos e repare imediatamente qualquer um que encontrar.

4. Zoneie seu anel principal

Se você tiver várias áreas operacionais, como fabricação, montagem, testes ou embalagem, que operam em horários diferentes ou exigem pressões diferentes, considere zonear sua tubulação principal de anel de ar comprimido.

Isso permite que você forneça o nível correto de ar somente quando necessário em cada área, em vez de manter pressão constante em todo o sistema.

5. Dimensionamento correto

Dimensione corretamente seu equipamento de ar comprimido para cada aplicação. Unidades subdimensionadas terão dificuldade para atender à demanda e não operarão eficientemente, enquanto unidades excessivamente grandes são mais caras para comprar e operar.

Por exemplo, filtros maiores podem ser mais eficientes devido à sua maior área de superfície, o que reduz a queda de pressão e o uso de energia. Mas superdimensionar seus filtros “só por precaução” desperdiça recursos. Encontre o equilíbrio certo para garantir eficiência e custo-efetividade.

6. Manutenção dos lubrificadores

Verifique se os lubrificadores estão cheios com o óleo adequado e ajustados para fornecer a quantidade correta.

Muito pouco óleo pode fazer com que as peças arrastem e potencialmente queimem, enquanto muito óleo pode impedir a lubrificação eficiente e, em casos extremos, levar ao travamento hidráulico. Operar com lubrificadores vazios, particularmente, resulta em desgaste prematuro e aumento de custos.

Verificar e ajustar regularmente os lubrificadores é essencial para manter o desempenho do equipamento e evitar despesas desnecessárias.

7. Lembre-se: 7% por barra

Se você não precisa de pressão extra, diminua! Cada redução de uma barra na pressão resulta em aproximadamente 7% menos custos de energia para aquela unidade. Pequenos ajustes podem acumular economias significativas ao longo do tempo.

Atualizar processos para aumentar a economia

As estratégias a seguir vão além da manutenção básica e otimização de equipamentos, levando sua economia de energia para o próximo nível. Elas exigem um pouco mais de reflexão e planejamento, mas podem gerar resultados substanciais.

8. Otimizar os cursos de retorno do cilindro

Para cilindros de curso longo, você provavelmente não precisa de pressão total do sistema no curso de retorno.

Instale um regulador R82R na linha de retorno e reduza a pressão ao mínimo necessário para um retorno confiável, geralmente em torno de 1,5 bar. Essa simples mudança pode reduzir drasticamente o consumo de ar.

9. Perfil de velocidade para cilindros maiores

Para cilindros maiores, considere usar válvulas de fluxo proporcional em vez de válvulas padrão.

As válvulas de fluxo proporcional permitem que você controle com precisão o fluxo de ar e a velocidade em cada ponto do curso do cilindro, diferentemente das válvulas padrão que dependem de amortecedores fixos para desacelerar o cilindro no final do curso.

Isso permite otimizar cada movimento, economizando ar e melhorando a precisão do posicionamento no final do movimento.

10. Pressão ótima vs pressão máxima

Ferramentas pneumáticas normalmente têm classificações de pressão ótima e máxima. Embora você possa conectar uma ferramenta diretamente se a pressão do seu sistema estiver abaixo da classificação máxima, operar acima da pressão ótima desperdiça energia e pode levar a um desgaste mais rápido.

Para evitar isso, instale um regulador de filtro ou regulador de pressão para reduzir a pressão ao nível ideal da ferramenta. Este ajuste simples pode economizar 7% em custos de operação por bar de pressão e provavelmente estender a vida útil da ferramenta.

Elimine ainda mais o desperdício com Excelon® Plus

Excelon® Plus é a última geração de equipamentos de preparação de ar IMI Norgren, projetados com segurança, simplicidade e eficiência em mente. A linha inclui filtros, reguladores, lubrificadores e reguladores de filtro.

Veja como você pode aproveitar ao máximo o Excelon® Plus para reduzir ainda mais seu consumo de energia:

11. Mantenha os filtros limpos

Troque os elementos filtrantes regularmente para evitar bloqueios que causam quedas de pressão e forçam o compressor a trabalhar mais.

As unidades de filtro Excelon® Plus têm kits de serviço fáceis de usar que simplificam a manutenção e mantêm seu sistema funcionando com eficiência.

12. Ajuste os reguladores corretamente

Certifique-se de que seus reguladores e reguladores de filtro estejam ajustados nas configurações ideais para sua aplicação e estejam travados para evitar adulteração.

Todos os reguladores e reguladores de filtro Excelon® Plus têm recursos de bloqueio para manter suas configurações de economia de energia.

Elimine o desperdício de energia do ar em todas as etapas

Quando implementadas em conjunto, essas atividades práticas podem resultar em melhorias demonstráveis ​​em eficiência, economia de custos e sustentabilidade.

Na IMI, estamos comprometidos em ajudar você a maximizar essas economias. Nossos produtos de eficiência energética trabalham juntos em conjunto para medir, controlar e otimizar precisamente o uso de ar comprimido:

  • O sensor de fluxo da série M/80 auxilia na identificação de pequenos vazamentos e no monitoramento do desempenho geral do sistema.
  • Os atuadores de economia de energia IVAC podem reduzir o consumo de energia em até 50% em comparação aos sistemas convencionais.
  • O Excelon® Plus oferece filtragem, regulagem e lubrificação avançadas com recursos como kits de serviço intuitivos e designs resistentes a violações, garantindo que seu sistema mantenha a eficiência máxima.

Ao adotar uma abordagem proativa ao gerenciamento de energia do ar comprimido apoiada pela mais recente tecnologia, você pode desbloquear economias substanciais e melhorar a sustentabilidade de suas operações – agora e no futuro.

Fonte: https://www.norgren.com/en/support/blog/12-expert-strategies-to-reduce-compressed-air-energy-waste

Outras notícias